Fatores que maximizam o nosso aprendizado

Avatar do usuário Henry Cunha 9960 2 17 177
Eu acredito que o aprendizado de uma língua não é muito diferente de qualquer outro tipo de aprendizado. Para mim, um fator super importante é a relevância pessoal do assunto em questão: quando algum conteúdo com o qual nos deparamos parece muito importante, prestamos maior atenção à todos os aspectos de como lidar com o assunto -- e, claro, entender, discutir, avaliar, 'pesar' informação depende de manejar sintáxe, gramática, idiomatismos, vocabulário, etc., etc. Mas me parece que a nossa taxa de aquisição aumenta à medida em que o assunto tem relevância para nós. O valor intrínseco do conteudo determina o quanto fica adquirido -- não somente do conteúdo por si mesmo, mas da linguagem necessária para lidar com o conteúdo.

Isso tudo me voltou à mente lendo um artigo de Matthew Yglesias entitulado "CHART: Women Prefer Divorce to Housewifery". (Leia aqui: http://www.slate.com/blogs/moneybox/201 ... ments.html)

A tese principal de Yglesias é que

"Marriage is an economically efficient arrangement, especially for the parents of young children. Exiting or avoiding it has always been costly in economic terms. If you make the price for women staying single prohibitively high, then very few will choose it, and women will simply have to give way to men's preferences. As women become more economically empowered, the price of staying single falls and more women will opt for it."

Se eu estivesse conduzindo uma classe de inglês (nível médio, vamos dizer), este seria o tipo de conteúdo que eu selecionaria para promover a leitura, a interpretação, a discussão, e, finalmente, o bom emprego de coisas gramaticais, pontuação, etc. Aquele gráfico no começo do artigo, tenho que confessar, me deu problemas. Tive que avaliar o quê estava ali sendo demonstrado, e se concordava com os meus preconceitos sobre o assunto, se me surpreendia, e por que, etc. Não é um artigo ou assunto fácil, fica dito, mas essa é a vantagem, visto que o próprio conteúdo é uma provocação.

Just some ideas about what is involved in efficient teaching and learning -- about anything.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!