Know Thyself: Significado e Tradução

Avatar do usuário André Lima 660 3 16
Imagem
Lendo um artigo em inglês me deparei com o termo thyself que não conhecia. Pesquisando seu significado descobri que existe uma expressão muito comum no inglês onde ela aparece: know thyself.

A tradução de know thyself, segundo a Wikipédia, é "conhece a ti mesmo" que na literatura grega é uma máxima, ou aforismo (uma sentença concisa que geralmente encerra um preceito moral), que significa "o provérbio é aplicado àqueles que tentam ultrapassar o que são".

Já o termo thyself usado sozinho ainda não está claro para mim. Segundo o Cummings Study Guides, thyself é um pronome usado no tempo de Shakespeare e dá o seguinte guia de uso:

• Case: Reflexive or intensive. Examples: Wash thyself. Thou thyself art a fool.
  • When Used: To address a person of inferior status, such as a child or servant; to address a friend; to impart a poetic ring when expressing profound thoughts or reciting a prayer.
  • Verb Endings: -t, -st, -est. Examples: Thou thyself art, thou thyself hadst.

Abaixo segue o parágrafo do (excelente) artigo do Finantial Times: Yuval Noah Harari on big data, Google and the end of free will onde encontrei a expressão que me causou tanta dúvida:

If you don’t like this, and you want to stay beyond the reach of the algorithms, there is probably just one piece of advice to give you, the oldest in the book: know thyself. In the end, it’s a simple empirical question. As long as you have greater insight and self-knowledge than the algorithms, your choices will still be superior and you will keep at least some authority in your hands. If the algorithms nevertheless seem poised to take over, it is mainly because most human beings hardly know themselves at all.

Além conhece os termos thyself e know thyself e poderia me ajudar a entender?
Avatar do usuário Donay Mendonça 45310 21 69 1022
"Thyself" é uma expressão arcaica, cujo equivalente nos dias de hoje é "yourself". Se você for ler uma bíblia em inglês, por exemplo, irá encontrar "thyself".

Cf. Como dizer "Conhece-te a ti mesmo" em inglês

Bons estudos.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Também encontrei o mesmo significado para "Know thyself" que é "Conhece a ti mesmo".

E thyself pode ser traduzido para "você mesmo", "tu mesmo", "a ti mesmo" que é similar (não igual) a myself, apenas para ajudar no entendimento.

E a palavra thy representa: teus, teu, tuas, tua