O que significa "tenso"?

Hi there,

Tenho uma dúvida. Sei que pode parecer meio estranho, mas, mesmo sendo falante nativa de português, não entendo o uso e o contexto de 'tenso', algumas pessoas já escreveram isso para mim comentando alguma coisa que eu falei, mas... ah, fiquei meio que :shock: 'o que' ?!

Estou por fora das novas 'expressões' brasileiras?

C-ya.... :geek:
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Sempre que vejo alguém falando tenso comigo, penso "uma situação complicada, difícil de lidar"
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Eu vejo alguém "tenso" se ele estiver na mira de um revólver, sabendo que, se der um pio, morrerá, e se estiver se equilibrando na corda bamba a 1.000m de altura, sabendo que, se der um passo em falso, despencará...

Tenso também pode ficar alguém em programas de televisão do tipo "Acerte a Resposta e Ganhe Um Milhão", sabendo que, se der uma resposta errada, perderá tudo...

Mais tenso que corda de violino em pré-estreia de concerto pode ficar alguém com explosivos amarrados em volta do corpo, sabendo que, a qualquer momento, explodirá... Não se sentem assim os homens-bomba?
Mais específico que o Márcio não tem heheheh
Avatar do usuário claudemircloud 115 1
Eu vejo alguém tenso como alguém que têm/(está com) pelo menos três dos problemas abaixo:
meio chateado
meio triste
meio frustado
meio nervoso
meio tímido
meio por baixo
meio com medo
meio por fora
...
Avatar do usuário DHST 675 1 2 12
É, já vi muitas pessoas escrevendo isso e ouvi falando também, o sentido que eu compreendo de "tenso" é "complicado", "estranho", "difícil" ou "que coisa" talvez, mas eu acredito ser mais o primeiro termo que pus.
That's it..
DHST escreveu:É, já vi muitas pessoas escrevendo isso e ouvi falando também, o sentido que eu compreendo de "tenso" é "complicado", "estranho", "difícil" ou "que coisa" talvez, mas eu acredito ser mais o primeiro termo que pus.
That's it..

Eu uso neste sentido de "complicado mesmo"
Ex: Falante 1:Ele descobriu que é filho adotivo e ficou muito abalado.
Falante 2: Tenso isso né? (complicado isso né?).

mas tem também o sentido de nervosismo.
Ex: estou tenso com esta situação, não posso explicar errado. (estou nervoso com esta situação...)

I hope help U!!! ;)
DHST escreveu:É, já vi muitas pessoas escrevendo isso e ouvi falando também, o sentido que eu compreendo de "tenso" é "complicado", "estranho", "difícil" ou "que coisa" talvez, mas eu acredito ser mais o primeiro termo que pus.
That's it..

gilgomes escreveu:Eu uso neste sentido de "complicado mesmo"
Ex: Falante 1:Ele descobriu que é filho adotivo e ficou muito abalado.
Falante 2: Tenso isso né? (complicado isso né?).

Uma conclusão simplificada do uso de 'tenso' na net parece ter mais a ver com esses contextos.

Keep up the good work guys ;)
Tenso, vem do Latim tendere - esticar, estender (e não extender), estirar; por outro lado, com relação a músculos, dá idéia de contração, desconforto. Também de tração, compressão, receber pressão, etc.

Portanto, todas as acepções descritas, sugerem a idéia de situação díficil, constrangedora, de grande esforço ou inadequação e isso se traduz popularmente em frases como: Foi uma conversa tensa, foi um clima tenso, estou meio tenso, etc...

A idéia inicial é: Foi uma conversa que causou tensão (fiquei contraída), foi um clima que nos deixou tensos (desconfortáveis), estou meio tenso (tenho os musculos ligeiramente contraídos devido ao nervosismo).
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Ai, ai... O Latim sempre vai me fascinar LOL - um dia eu vou enteder a gramática e falar Latim fluente... Mesmo que dizem por aí que é uma língua morta e que ninguém usa mais. ^^