Por que usar present perfect e não present simple?

Example

I have visited
I visited

I've lost it
I lost it

Se o present perfect tem o mesmo sentido que o present simple nessa frase, qual a necessidade de usá-lo nessa frase específica?
Sei da importância do present perfect em outros aspectos, mas nesse sentido simples de dizer "eu visitei" por que o uso seria necessário e quando seria?

ENGLISH PLUS POR R$ 8/MÊS Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: ao Curso do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado), ao aplicativo Meu Vocabulário e ao Minicurso de Business English. ATUALIZAR AGORA
2 respostas
Redseahorse 2 28 367
Pra encurtar o rolê: Presente Perfeito = acontecimento pretérito, ou pretérito imediato
(Recem ocorrido), ou com reflexos no tempo presente (quase sempre melhor compreendido em Português como: Tenho visitado/perdido, ao invés de visitei/perdi)... Passado Simples: acontecimento pretérito (ocorreu e terminou no passado)
Leonardo96 16 249
Porque são contextos diferentes. O "have" não é usado a toa.

I have visited Japan = Eu JÁ visitei/fui para o Japão. O have nessas frases tem a função de se referir a algo que você fez no passado, sem especificar quando.

I visited Japan: Usado quando você específica quando a ação ocorreu. Ex: I visited Japan when I was 16.

Também vai depender do verbo e contexto usado. Em uma frase com lost por exemplo, vamos dizer "I have lost my keys" o have serve pra indicar que a ação ocorreu recentemente e que a pessoa pode e provavelmente esta procurando as chaves naquele momento. Se você tira o have, porém, a mensagem da frase passa a ser que a ação ocorreu no passado e que você não está tentando procurar as chaves, é como se você perdeu e ponto final, já era.

O have também é usado para ações que ACABARAM de acontecer. Ex: I have entered the room. What do I do now?