"Roberto needs a girl whom he can train." o "he" é sujeito?

Olá, pessoal, tudo bem? Na frase "Roberto needs a girl whom he can train." esse "he" é sujeito da oração?

Teste de Nível Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
4 respostas
  Resposta mais votada
Uma pergunta aparentemente simples, mas que quando observada sob uma perspectiva técnica, torna-se ambígua. Afinal, "he" é sujeito, ou melhor, exerce função de sujeito na frase em questão? Digo-lhe que sim, então naturalmente pode presumir que a resposta à sua pergunta é "sim", embora seja uma resposta bastante imprudente. "He" é de fato sujeito de uma oração (clause), claro; "he" exerce função de sujeito na segunda oração, a subordinada (subordinate clause). Como não explicitou a oração referenciada, é impossível deduzi-la. A propósito, o sujeito da primeira oração, a independente (main clause) é o termo "Roberto". Atente que toda oração contém necessariamente um sujeito e um verbo, portanto, um período composto, como a sua frase, apresentará mais de um termo como sujeito.
Anúncio Cambly Gostou da dica? Agora é hora de praticar!

Utilizar o inglês em interações reais levará você à fluência mais rápido. Pensando nisso, o nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de aula grátis, não perca essa oportunidade. O link abaixo ativa o cupom!

Cupom: 15 minutos de aula Grátis!
3 17 182
No. O sujeito é Roberto. O objeto da oração em todo é "a girl that he can train." O fragmento "that he can train" qualifica o tipo de pessoa.

Roberto needs a girl.
What kind of girl? "A girl that he can train."
Roberto needs a girl that he can train.
3 17 182
Mas, apesar da pergunta do Blink, o problema é o uso de "whom" em vez de "that", sendo que até "that" pode ser omitido:

Roberto needs a girl he can train.
Não sei se isso resultou de um descuido ou há uma incerteza no uso de "whom" por parte do Blink. Eu recomendaria os seguintes tópicos:

whom-quando-utilizar-t1801.html

who-x-whom-qual-a-diferenca-t3161.html
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!