Whom: Quando utilizar

Discussões sobre Verbs, Nouns, Adjectives, Prepositions, Present Perfect, Simple Past etc.
Quando eu devo usar o pronome whom ?

Para aprender mais sobre os tempos verbais baixe agora um guia grátis: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar agora!
Avatar do usuário Donay Mendonça 40125 20 65 877
Olá Ghusta,

Depois de uma preposição.Veja:

Ex:She´s the woman with whom I spoke.(Ela é a mulher com a qual eu falei.)
Ex:They said he´s the teacher for whom we´ll work.(Disseram que ele é o professor para o qual iremos trabalhar.)

God bless you!

Avatar do usuário Supersabrina 5
Great!!!
I had the same doubt!
Thanks!

Isn't there any other situation in which "whom" could show up?

Ernando,

Mais exemplos:

Do Macmillan:

To whom[com quem] did you speak?
They say that Marlowe was murdered. By whom?[por quem?]

Avatar do usuário fabiogplegge 10
Esse termo WHOM é novo pra mim. Em 3 anos de cursos de ingles nunca haviam comentado algo sobre. É algo que se aprender em niveis mais avançados? Não parece ser...

Fabio,

De certa forma, "whom" é um termo que muitos(eu por exemplo) reservam para depois - quando você já tem um conhecimento do básico. Talvez seja por isso que não tenha visto. Mas, não precisa esperar tanto: 3 anos. Neste caso, já é exagero, ou seja, esperaram demais.

Avatar do usuário William Noronha
"To whom[com quem] did you speak"???

the right is "whom did you speak to?",isn't it?

William,

"To whom..." é uma forma mais aceita hoje em dia, apesar de formal. A forma "whom...to?" não está incorreta, porém, há quem a desconheça ou não aceite.

ernando escreveu:Isn't there any other situation in which "whom" could show up?

]

WHO E WHOM, são um bom exemplo de uma coisa que nas línguas modernas ocidentais está completamente diluído: declinações.

nomeadamente, WHO deverá ser usado como sujeito ou predicativo do sujeito (WHO Is Robert? [Sujeito] Robert is the one WHO teaches me english [Predicativo do Sujeito]), e o WHOM será utilizado como objecto directo "He's the one WHOM I'm talking with"