Como dizer "Estou acostumado" em inglês

Avatar do usuário Donay Mendonça 55570 21 91 1314
Dicas sobre estar acostumado e acostumar-se em inglês.

1. I talk about it very often. I'm used to it. (Eu falo sobre isto com muita frequência. Estou acostumado.)
  2. She's used to going there. (Ela está acostumada a ir lá.)
  3. They're not used to this weather. (Eles não estão acostumados com este clima.)
  4. I'm getting used to it. (Estou me acostumando.)

Bons estudos.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Tenho uma dúvida!
Existe diferença quando falamos no presente ou no passado?

Por exemplo:
Quando criança, eu costumava jogar video-game.
Eu costumo jogar video-game aos finais de semana.

Eu aprendi (com alguém que não é professor) que no passado usamos used to + infinitivo, e no presente usamos used to + gerúndio.

Então ficaria:
When I was a child, I used to play video-game.
I'm used to playing video-game on the weekends.

É isso mesmo?
We normally use "used to" when speaking about a past habit, especially when the habit is now over, also we can use the same expression for something that was true in the past and is no longer.

So, naturally there's a difference between "to be used" and "to be used to doing", the latter is used to communicate that something happens (in the present or general time) often, not unusual.
Avatar do usuário Donay Mendonça 55570 21 91 1314
Existe uma diferença entre - estar acostumado, acostumar-se, costumar e costumava. Se você tiver em mente e souber utilizar essas quatro expressões em inglês, nunca mais vai errar. Observe:

Estar acostumado: be used to + verbo + ING (be used to doing, be used to going, etc)
Acostumar-se: get used to + verbo + ING (get used to doing, get used to going, etc)
Costumar: sujeito + usually + verbo (I usually do, you usually go, etc)
Costumava: used to + verbo + infinitivo (used to do, used to go, etc)

Exemplos práticos:

1. Estar acostumado

I am used to doing it almost every day. [Eu estou acostumado a fazer isto quase todos os dias.]
He is used to going there. [Ele está acostumado a ir lá.]

2. Acostumar-se

I need to get used to walking home. [Eu preciso me acostumar a ir para casa a pé.]
It takes two days for you to get used to doing it. [Leva dois dias para você se acostumar a fazer isto.]

3. Costumar

I usually do it at night. [Eu costumo fazer isto à noite.]
I usually go there on my own. [Eu costumo ir lá sozinho.]

4. Costumava

I used to do it at night. [Eu costumava fazer isto à noite.]
I used to talk with my grandmother a lot. [Eu costumava conversar muito com a minha avó.]

• Exemplos da pergunta (de acordo com o que foi mostrado acima):

Quando criança, eu costumava jogar videogame. [I used to play video games when I was a child.]
Eu costumo jogar videogame aos finais de semana. [I usually play video games on weekends.]

P.S.: Não há outras maneiras corretas (naturais) de expressar estar ideias - com a gramática apresentada. Sendo assim, pratique e você sempre irá acertar.

Bons estudos. Compartilhe.