"Do": Quando utilizar?
Primeiramente já vou dizendo que sei que deve ser um assunto muito comum e que já deve ter sido explicado inúmeras vezes, mas mesmo assim, quero que vocês me emprestem um pouco de sua atenção e me respondam essa dúvida.
Venho aprendendo a formar frases e termos em inglês com o livro "Pronto socorro da língua inglesa", eis que me deparo com frases do tipo:
Ex.1: Do you have it in a different color?
Ex.2: Do you have it in a smaller/larger size?
Ex.3: Do you take dollars/euros.
Bom, acho que já está bom de exemplos, no caso todos os três possuem o "Do" no começo da frase. Agora que surge a minha dúvida, nos próximos exemplos que irei mostrar, porque não se usa também o "Do" como nas frases que mostrei anteriormente?
Ex.1: Have you got a t-shirt of the city's soccer team?
Ex.2: Have you checked in that belt?
Ex.3: Could you gift wrap it?
Enfim, quando saber o momento de usar o "Do"?
Venho aprendendo a formar frases e termos em inglês com o livro "Pronto socorro da língua inglesa", eis que me deparo com frases do tipo:
Ex.1: Do you have it in a different color?
Ex.2: Do you have it in a smaller/larger size?
Ex.3: Do you take dollars/euros.
Bom, acho que já está bom de exemplos, no caso todos os três possuem o "Do" no começo da frase. Agora que surge a minha dúvida, nos próximos exemplos que irei mostrar, porque não se usa também o "Do" como nas frases que mostrei anteriormente?
Enfim, quando saber o momento de usar o "Do"?
POWER QUESTIONS
8 respostas
Ordenar por: Votos
Artur,
Sim, seria uma boa idéia estudar estes assuntos nesta ordem. O link a seguir traz dicas importantes sobre roteiros de estudos. Leia atentamente todas as mensagens.
Cronograma de estudos
Boa sorte!
Sim, seria uma boa idéia estudar estes assuntos nesta ordem. O link a seguir traz dicas importantes sobre roteiros de estudos. Leia atentamente todas as mensagens.
Cronograma de estudos
Boa sorte!
Donay,
Devo estudar esses assuntos a ordem que você colocou
Outra coisa, sei que estou saindo um pouco de tópico, mas é que eu tenho estudado inglês por materiais baixados da internet e um dia estudo uma coisa, outro dia outra e assim vai; você sabe me informar onde encontro um roteiro do que ir estudando na melhor ordem de aprendizado? Novamente, foi mal ter fugido do assunto do tópico.
Valeu...
Devo estudar esses assuntos a ordem que você colocou
Outra coisa, sei que estou saindo um pouco de tópico, mas é que eu tenho estudado inglês por materiais baixados da internet e um dia estudo uma coisa, outro dia outra e assim vai; você sabe me informar onde encontro um roteiro do que ir estudando na melhor ordem de aprendizado? Novamente, foi mal ter fugido do assunto do tópico.
Artur,
Na verdade, há uma série de detalhes que você observa e, depois disso, monta sua própria regra para uso dos auxiliares.
Dê uma lida nos seguintes tópicos:
Presente simples
Presente contínuo
Verbo to be
There is / there are
Passado simples
Sobre verbos modais
Depois disso, as coisas vão ficar mais claras com relação ao uso do "Do".
Bons estudos!
Na verdade, há uma série de detalhes que você observa e, depois disso, monta sua própria regra para uso dos auxiliares.
Dê uma lida nos seguintes tópicos:
Presente simples
Presente contínuo
Verbo to be
There is / there are
Passado simples
Sobre verbos modais
Depois disso, as coisas vão ficar mais claras com relação ao uso do "Do".
Bons estudos!
Pessoal, uma dúvida
que eu tenho é em quais verbos devo usar ou não o DO.
Por exemplo, eu sei que os To speak usa (Do you speak English?) e o To can não (Can you help me?), mas tem alguma regra ou tenho que memorizar tipo um listinha?
Valeu...
Por exemplo, eu sei que os To speak usa (Do you speak English?) e o To can não (Can you help me?), mas tem alguma regra ou tenho que memorizar tipo um listinha?
Valeu...
Corrijam.Jedson escreveu:[...] Se eu estiver equivocado me corrigam, porfavor.
TESTE DE NÍVEL
Complementando:
"Do" é usado como auxiliar da forma interrogativa do presente simples.
Do I learn? --> Eu aprendo?
Do you learn? --> Você aprende?
Does he learn? --> Ele aprende?
Does she learn?
Does it learn?
Do we learn? --> Nós aprendemos?
Do you learn?
Do they learn? --> Eles/elas aprendem?
Bons estudos!
"Do" é usado como auxiliar da forma interrogativa do presente simples.
Do I learn? --> Eu aprendo?
Do you learn? --> Você aprende?
Does he learn? --> Ele aprende?
Does she learn?
Does it learn?
Do we learn? --> Nós aprendemos?
Do you learn?
Do they learn? --> Eles/elas aprendem?
Bons estudos!
A explicação de gabi está otima.
Mas vou da uma palinha.
O "DO" é usado como auxiliar no presente simples (present perfect) de verbos não modais.
Se eu estiver equivocado me corrigam, porfavor.
Mas vou da uma palinha.
O "DO" é usado como auxiliar no presente simples (present perfect) de verbos não modais.
Se eu estiver equivocado me corrigam, porfavor.
Oi English666...
Nessa você pode substituir o 'have you got' pelo 'do you have'
e está tudo certo porque ambas formas têm o mesmo significado. Eu não
sei no inglês americano, mas no britânico o 'have got' é bem comum.
O tempo verbal é diferente, esse é o present perfect,
com o do - did you check in that belt?...
não acho que no inglês coloquial seja errado e já ouvi dizer que no inglês americano
o past simple é mais usado ao invés do present perfect. No entanto, nesse exemplo a pergunta é
se você já checou algo, mas na verdade se ainda não checou, você ainda pode estar prestes a checar, portanto
o tempo verbal não é no passado e sim ainda, no presente e por isso, presente perfeito.
"Do you gift wrap it?" - nessa você está perguntando se a pessoa embrulha pra presente e na primeira
você está pedindo para ela embrulhar o presente pra você e de forma mais educada.
cheerio
Nessa você pode substituir o 'have you got' pelo 'do you have'
e está tudo certo porque ambas formas têm o mesmo significado. Eu não
sei no inglês americano, mas no britânico o 'have got' é bem comum.
O tempo verbal é diferente, esse é o present perfect,
com o do - did you check in that belt?...
não acho que no inglês coloquial seja errado e já ouvi dizer que no inglês americano
o past simple é mais usado ao invés do present perfect. No entanto, nesse exemplo a pergunta é
se você já checou algo, mas na verdade se ainda não checou, você ainda pode estar prestes a checar, portanto
o tempo verbal não é no passado e sim ainda, no presente e por isso, presente perfeito.
"Do you gift wrap it?" - nessa você está perguntando se a pessoa embrulha pra presente e na primeira
você está pedindo para ela embrulhar o presente pra você e de forma mais educada.
cheerio
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS