Do x Make a Question:Fazer uma Pergunta em inglês: Qual uso?

Avatar do usuário Donay Mendonça 47850 21 73 1102
Você chegou até aqui querendo saber como dizer fazer uma pergunta em inglês? Está imaginando se o correto é do a question ou make a question? Então, leia este artigo e descubra a resposta a seguir.

Se você estiver pensando na possibilidade de utilizar do a question ou make a question para dizer fazer uma pergunta em inglês, lamento informar, mas essas duas opções não são corretas. Falantes nativos do idioma, tanto britânico quanto americano, não usam do nem make, nesse caso. Não é com do a question nem com make a question que eles se expressam, nesse contexto.

A opção correta e natural para essa situação é ask a question. Traduzindo ask a question ao pé da letra, ficaria perguntar uma pergunta, que aparentemente não faz muito sentido. No entanto, na prática, americanos e britânicos recorrem a ask a question quando querem dizer fazer uma pergunta em inglês.

Como você pode ver, esse é um caso (entre os inúmeros existentes) em que não há correspondência direta (palavra por palavra) entre o inglês e o português. Tenha em mente que é necessário sempre ter cuidado para não cair em "armadilhas" de tradução ao pé da letra desse tipo. A propósito, para saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura desde post.

Confira alguns exemplos e observe como funciona na prática a forma correta equivalente (ask a question), que costuma ser uma pedra no sapato de muitos estudantes e falantes não nativos do inglês.

• Can I ask a question? [Eu posso fazer uma pergunta?]
  • I need to ask you a question. [Eu preciso te fazer uma pergunta.]
  • Are there any questions you would like to ask (me)? [Há alguma pergunta que vocês gostariam de (me) fazer?]
  • This is a list of frequently asked questions. [Esta é uma lista de perguntas frequentemente feitas.]
  • My daughter asks me a lot of questions.[Minha filha me faz muitas perguntas.]
  • I asked her a question after her explanation. [Eu fiz uma pergunta a ela, depois da explicação.]
  • Did they ask you any questions about your wife and family? [Eles te fizeram alguma pergunta sobre a sua esposa e família?]

É isso. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar em prática o que aprendeu, compartilhando a dica com os colegas?

Bons estudos. Espero que seja útil. Até a próxima.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!