I do x I will: Qual utilizar?

Boa tarde :D Eu estava estudando pra minha prova do curso de inglês hoje e me deparei com umas perguntas que me deixaram intrigada sobre as respostas. Eram "do you think you'll study English next year?", "do you think you'll get some e-mails today?", "do you think you'll go to a party this weekend?" e "do you think your contry will win the next football World Cup?" (há outra também, a "do you think the weather will be good tomorrow?", mas esse eu respondi com "I do" porque parecia mais sensato. Quanto às outras eu fiquei na dúvida).
Então, é "I/it will" ou "I do"?

Obrigada desde já :D
Editado pela última vez por Donay Mendonça em 20 Jun 2011, 18:08.
Razão: Padronização

Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
2 respostas
Marcio_Farias 1 23 214
Sim, você acertou. "I do", pois a confirmação I do exige correspondência com a oração principal Do you think....

Outros exemplos:

"Do you know how to do it?"
Resposta 1: (Yes,) I do.
Resposta 2: (No,) I don't.

"Can Jack lift this heavy box?"
Resposta 1: (Yes,) he can.
Resposta 2: (No,) he cannot.

"Did John and Mary go to the beach?"
Resposta 1: (Yes,) they did.
Resposta 2: (No,) they didn't.

Obs.: Note que o Yes e o No aparecem aí como opcionais, ou melhor, como partes integrantes nas respostas curtas (short answers).

Outros membros do fórum poderão lhe dar mais subsídios.
Ah, é, claro. Nossa, muito obrigada, tenho quase certeza que esse tipo de questão cai na prova de hoje e eu estava realmente preocupada. Obrigada mesmo :D
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!