Present Perfect usado com um tempo em específico

smithie
Olá a todos

Estou fazendo os exercícios do English Grammar in Use. Estou na parte de present perfect. O exercício é para dizer se a frase está certa ou errada e corrigi-la. Uma das frases me chamou a atenção pela resposta que o livro deu.

A frase para ser corrigida é:
Where have you been last night?
Pra mim ela está errada porque o present perfect está sendo usado com um tempo em específico. A minha resposta, por mais estranha que seja é essa( usando o simple past ):
Where did you be last night?
Obviamente também está errada, só que se encaixa por causa das regras do simple past.

No livro, a resposta é essa:
Where were you been last night?
Pra mim está errado também, vc tem o present perfect mantido e o "be" no simple past.
Agora, qual é a resposta correta?

Agradeço desde já as respostas
ENGLISH EXPERTS RECOMENDA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 63305 22 99 1535
Smithie,

Estão Incorretas:

Where have you been last night?
Where were you been last night?
Where did you be last night?

Para dizermos: "Onde você estava noite passada?", eu recomendo que se use: "Where were you last night?"

Uma outra possibilidade: "Where have you been since last night?" >> Onde você tem estado desde a noite passada?

Bem Vindo(a) Ao Fórum!
smithie
Obrigado pela resposta Donay e pelas boas vindas.

A minha resposta, where did you be last night? eu já sabia mesmo. Como coloquei no post, mesmo estando errada, é a que se encaixava dada a especificação do tempo na pergunta.
Agora, eu gostaria de entender porque, na sua resposta Where were you last night?, não há o main verb. E qual tense você está usando?
Donay Mendonça 63305 22 99 1535
Smithie,

O verbo principal acaba sendo "were"; foi usado o passado simples do verbo 'to be':

Where are you? >> Onde está você? --> Presente
Where were you? >> Onde você estava? --> Passado.

Uma dica:

Entender o sentido, muitas vezes, ajuda mais do que utilizar regras de formação de estruturas. Dê prioridade ao contexto e ao significado, deixando assim as regras em segundo plano.

Boa sorte!
Daniel.S 705 1 2 7
smithie escreveu:Obrigado pela resposta Donay e pelas boas vindas.

A minha resposta, where did you be last night? eu já sabia mesmo. Como coloquei no post, mesmo estando errada, é a que se encaixava dada a especificação do tempo na pergunta.
Agora, eu gostaria de entender porque, na sua resposta Where were you last night?, não há o main verb. E qual tense você está usando?

Como vai smithie?

É como eu costumo dizer o verb to be muitas vezes desempenha o papel de auxiliar e de main verb. Pode ocorrer ambos ao mesmo tempo e este é um exemplo
smithie
Smithie,

O verbo principal acaba sendo "were"; foi usado o passado simples do verbo 'to be':
Eu nunca tinha visto um verbo ser auxiliar e principal ao mesmo tempo. É a primeira vez.
Donay, eu tinha compreendido o sentido. O que eu estranhei foram as respostas, os tempos se confundindo e a gramática complicando a minha vida. Faltou um pouco de bom senso e análise.
Como vai smithie?

É como eu costumo dizer o verb to be muitas vezes desempenha o papel de auxiliar e de main verb. Pode ocorrer ambos ao mesmo tempo e este é um exemplo
Tudo bem pondedaniel. Como disse no começo desse reply, não sabia dessa sutileza de alguns verbos.

Obrigado pelas dicas de vocês dois. Vocês sabem como é complicado estudar inglês por conta. Todo auxílio é válido.
Curso English Experts Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido?

Clique aqui para conhecer o curso!