Brainstorm - Tradução em português

Flavia.lm 1 10 96
Pessoal

Eu sempre achei que brainstorm não tivesse tradução para português. Mas ouvi falar de "toró de palpite", e o pessoal do fórum Proz confirma a existência dele. O que vcs têm a dizer a respeito?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
3 respostas
jlmmelo 12 96
Oi Flávia.
Sempre traduzi brainstorm com uma ótima idéia, uma idéia genial. Acho que da brainstorming session, onde o moderador lança a questão e cada um diz alguma frase rápidamente, sem pensar muito, e por mais idiota que possa parecer, desse toró de palpites ou de idéias, pode surgir ou não o brainstorm. Sei que essa técnica é muito usada por algumas agências de propaganda para criar slogan de produtos.
jlmmelo 12 96
Complementando:
Eu sei que a maioria já conhece esta técnica, mas alguém pode confundir com ataque epilético ou coisa semelhante. No português alguns usam erroneamente, a meu ver, brainstorming (session), sessão para descobrir uma idéia brilhante ou uma solução, com brainstorm que é o resultado da sessão, como sendo a mesma coisa.
Na internet só achei o Wordreference.com que traduz como idéia brilhante ou inspiração mas também já define as duas palavras com o mesmo sentido.
Espero que alguém mais entendido esclareça esta questão, pois existem muitas pessoas e empresas no Brasil especializadas na aplicação desta técnica.
http://www.wordreference.com/enpt/brainstorm
Na verdade, o termo correto a ser utilizado para essa técnica que consiste em dar idéias é "brainstorming", apesar de muitas pessoas falarem "brainstorm", até mesmo nas empresas "especializadas". Talvez porque a pronúncia do -ing é mais suave e as pessoas tenham acabado deixando-a de lado. Mas não é porque todos falam de uma forma (errada), que esta forma seja a correta.

São duas coisas bem diferentes, de acordo com o dicionário Merriam-Webster:

BRAINSTORM (noun)
1: a violent transient fit of insanity
2 a : a sudden bright idea (o que chamamos de eureka!)
b : a harebrained idea

Example: "I'm sorry—I must have been having a brainstorm when I wrote that."
"Her latest brainstorm is to convert the garage into an apartment."

BRAINSTORMING (noun)
1: a group problem-solving technique that involves the spontaneous contribution of ideas from all members of the group; also : the mulling over of ideas by one or more individuals in an attempt to devise or find a solution to a problem

Example: "Let's do a brainstorming to solve that problem."