Apóstrofo ('s) 2x ou mais: casa da amiga da irmã do César

Olá pessoal! Algumas vezes, quando temos vários possessivos na mesma frase, tenho alguma dúvida em como colocar a apóstrofe.
Como ficaria, por exemplo: Eu almocei na casa da amiga da irmã do César.
E no exemplo seguinte: Eu encontrei ele no almoço da mãe da minha nora.

Obrigada!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
Donay Mendonça 23 127 1.7k
É possível o uso do Genitive Case ('s), também chamado de Caso Genitivo (ou Possessivo) mais de uma vez em uma frase, por exemplo, duas, três, quatro vezes.
  • John's sister's house. [A casa da irmã do John.]
  • My brother's wife's car. [O carro da esposa do meu irmão.]
Em casos como os acima, onde o ('s) ocorreu duas vezes, o uso é normal - acontece naturalmente no dia a dia.

Porém, ao utilizar ('s) mais de duas vezes: 3 vezes, 4 vezes, etc., você pode causar confusão ou não se expressar da forma mais adequada ou comum.
  • Eu almocei na casa da amiga da irmã do César. [I had lunch at César's sister's friend's house.]
O exemplo acima está gramaticalmente correto, porém é bastante informal. Na verdade, quanto mais ('s) você utilizar em uma frase, mais complicado vai ser para o outro entender. Por falar nisso, este tipo de uso é comum em piadas, charadas e pegadinhas em inglês, onde o objetivo é mesmo complicar as coisas.

Uma forma mais comum e indicada de se dizer "I had lunch at César's sister's friend's house" é:
  • I had lunch at the house of a friend of César's sister.
Ou seja, em linguagem normal, não exagere no número de ('s): um ou dois no máximo é a dose certa. Se precisar de mais que isso, faça como no exemplo acima: recorra também a "of".

Bons estudos.