Confirmação negativa em caso de Presente Perfect

Hey, everyone!

Tenho uma dúvida: na frase abaixo é correto usar "So did I" ou "So have I".

Você se sentiu tão sozinho, eu também. (You’ve felt so lonely, and "so did I" ou "so have I") .

Thanks in advance!

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
2 respostas
Olá! É "So have I", porque a construção é "So + Auxiliar + Sujeito", e o verbo auxiliar, no caso do Present Perfect, é o "Have". Portanto, "So have I" é o correto. Se fosse, por exemplo, "You haven't felt so lonely, and "neither have I".", porque, neste caso, tem o "not" após o verbo auxiliar da primeira frase, então temos uma frase negativa. E confirmação negativa = "Neither + Auxiliar + Sujeito", enquanto que a confirmação positiva = "So + Auxiliar + Sujeito". Espero ter ajudado, bons estudos!
Henry Cunha 3 17 182
Bem correto, Rafaalves. Para usar "have", o present perfect seria preferível:

You've felt so lonely, and so have I.

"Did" funciona bem com o passado simples:

You felt so lonely, and so did I.

Essa inversão é útil para (entre outras razões) distinguir dois sentidos em que utilisamos "so". Veja este exemplo:

He refused to go, and so did I. = Ele se recusou ir, e eu também.
He refused to go, and so I did (go). = Ele se recusou ir, então eu fui.

Num negativo real, podemos substituir "neither":

He didn't want to go, and neither did I. = He didn't want to go, and I din't either.

There are other ways to say these things, with "as well", "too", etc., but that's another story.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!