Game of Thrones: Línguas - Valiriano e Dothraki

Sou uma das milhares de pessoas que gostam de game of thrones e gostaria muito de aprender valiriano ou dothraki. Alguém pode me dar uma dica?
Não sao línguas de verdade, pelo menos o dotharki tem , pelo que eu sei, 1.000 palavras, mas não tem uma estrutura sintática para ser trabalhada igual uma língua, ela apenas tem vocabulário
Avatar do usuário Donay Mendonça 55550 21 91 1313
Dicas:

Substantivos

São quatro os números gramaticais em Valiriano Alto: Singular, Plural, Paucal (alguns de um grupo), Coletivo (todos de um grupo). Exemplo: vala "homem" (sing.); vali "homens" (pl.); valun alguns homens" (pau.); valar "todos homens" (col.).12 13 Um coletivo ainda pode ser modificado em número flexionando. Exemplo: azantys "cavaleiro, soldador" (sing.) > azantyr "exército" (coll.); azantyr "exército" (sing.) > azantyri "exércitos (pl.).14

Os substantivos têm oito casos: — Nominativo, Genitivo, Dativo, Acusativo, Locativo, Instrumental, Comitativo, Vocativo. Os casos Instrumental e Comitativo não são distintos em todas as declinações,13 nem há sempre distinções entre Genitivo, Dativo e Locativo no plural.

São quatro os gêneros gramaticais e esses não tem relação com sexo biológico.15 O nome dos gêneros Valirianos são:16

Hūrenkor qogror — "classe Lunar"
Vēzenkor qogror — "classe Solar"
Tegōñor qogror — "classe Terrestre"
Embōñor qogror — "classe Aquática"

Verbos

Enquanto os substantivos têm quatro números gramaticais, as declinações de caso dos verbos somente variam em singular e plural; paucais seguem a concordância do plural e coletivos seguem o singular.19 Há dois paradigmas para os verbos, aqueles nos quais a raiz termina em consoante e aqueles com raiz terminando em vogal; As tabelas a seguir mostram exemplos nos três tempos na voz ativa. É possível saber qual paradigma está em uso através da primeira pessoa do plural no modo indicativo. Is in use from the Primeira person Plural indicative — raízes Consoantes terminam sempre em -i, enquanto que raízes Vogais terminam -ī (longo). Verbos que terminam em vogal seguem um padrão no qual essa vogal do final da raiz pode mudar — -a e -i não variam, -e se torna -i, mas -o e -u ambos se tornam -v.pessoa Raízes verbais nunca terminam em ditongo ou em vogal longa.

Leia mais em:

Bons estudos. Compartilhe.
also: http://www.dothraki.org/ (in english)