Significado de TGIF

Avatar do usuário André Lima 715 3 18
Imagem

A sigla TGIF é a abreviação da expressão "Thank God It's Friday" que traduzido para o português significa "Graças a Deus é Sexta-Feira".

É uma expressão muito comum nos Estados Unidos e é usada para comemorar a chegada do final de semana no seu último dia de útil, a sexta-feira. A expressão ganhou ainda mais notoriedade internacional em 2011 quando a catora Katy Perry lançou a música Last Friday Night (T.G.I.F.).


No Brasil o jornalista Chico Pinheiro ficou famoso por usar a expressão "Graças a Deus é Sexta-Feira" ao final do jornal matinal Bom Dia Brasil. Pessoalmente era a senha para eu começar o dia mais animado.


Seu uso nas redes sociais é muito comum sendo a hashtag #TGIF a forma mais popular de utilização, assim como suas equivalentes #FridayFeeling, #FlashbackFriday e #TBT. Também é muito usada em conjunto com a expressão Keep Calm, como na imagem acima.

Segundo o Not One-Off Britishisms, a origem da frase, apesar de disputada, apareceu pela primeira vez impressa em 1941 na Encyclopedia of Slang que cita como fonte o trecho abaixo publicado no jornal de Ohio chamado The Marion Star:
"I thought I’d heard of everything in the way of booster clubs, alumni organization and the like, but this city, home of the Ohio State university Buckeyes […] has come up with one that tops them all. It’s the "Thank God It’s Friday" Club, composed entirely of undergraduates here at State. […] A typical meeting of the TGIF club goes something like this…."


Foi popularizada na década de 1960 pela rede de restaurantes T.G.I. Friday's, fundada em 1965. Entretanto, seu uso corrente é datado na década de 70, principalmente no ano de 1978, devido ao filme Thank God It's Friday dirigido por Robert Klane. Segundo o Urban Dictionary, TGIF também é o nome de um sitcom exibido pela ABC Network toda sexta-feira a noite na década de 1980 e início de 1990.

Em resumo, as referências mais conhecidas de Thank God It's Friday são:
  • Thank God It's Friday filme de 1978 sobre a cultura disco
  • "Thank God It's Friday" (Love & Kisses song) música tema do filme de 1978
  • "Thank God It's Friday" (R. Kelly song), música lançada em 1996 por R. Kelly
  • "Last Friday Night (T.G.I.F.)", música de 2011 lançada por Katy Perry
  • T.G.I. Friday's, rede de restaurantes americada

É mais comum ver os americanos usarem "TGIF" no meio da conversa do que a frase inteira. Mas, ao dizer a frase inteira, alguns podem optar por dizer "Thank Goodness It’s Friday" ou "Thank God It’s Friday" com base em sua preferência ou crenças pessoais.

Exemplos de uso:
  • TGIF, I can't wait for the weekend.
    TGIF, eu não aguento mais esperar pelo final de semana.
  • South Florida couldn't have asked for a better TGIF sunset.
    O Sul da Flórida não podia ter pedido um por do sol de TGIF melhor.

É bom lembrar que os dias da semana em inglês são sempre usados com a letra maiúscula. Por isso sempre escreva Thank God It’s Friday e nunca Thank God It’s friday.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!