Sobre on e about e a inversão de palavras

Olá, tenho a dúvida de quando se usa on e about, já que as duas possuem mesmo significado em alguns contextos. Gostaria de saber qual é a regra.

A outra dúvida é a seguinte:

North Carolina State University é o mesmo que dizer State University of North Carolina?

E Michigan University é o mesmo que University of Michigan?

Se as duas formas estiverem certas, por que se escreve diferente e qual é a regra para isso, é mesmo para adjetivos, como blue car, red nose...

Obrigado
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste seu inglês GRÁTIS em apenas alguns minutos. Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
2 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
13455 2 20 276
As preposições ON e ABOUT para a indicação de A RESPEITO DE, de fato ambas comumente podem ser usadas e, penso que não há regra gramatical para o uso de uma ou outra, ambas são perfeitamente aceitas; Contudo, as vezes é preciso analisar o contexto para usar a mais apropriada, pois pode dar a idéia completamente diferente de preposição de LUGAR, no caso a preposição ON.

compare as seguintes frases:

He gave a lecture ON an aircraft carrier deck.
He gave a lecture ABOUT an aircraft carrier deck.

Qto ao nome das universidades, penso que mesmo que seja possível (informalmente) saber sobre quais universidades você esteja se referindo, é prudente escrever or falar o nome correto delas para se evitar confusão entre as diversas universidades com nomes semelhantes.
Deste modo, refira o nome correto delas:

North Carolina State University
University of Michigan

A dúvida era na questão de nomenclatura mesmo, se a ordem alterava alguma coisa ou uma simples questão de "preferência" por uma forma de escrever ou outra.