Sobre "into" no verbo ''bump into'': Como funciona?

Por que "bump into" quer dizer chocar-se com ou colidir, se "into" significa "dentro", "de dentro" e "em"? Ele é como phrasal verbs em que uma particula do lado n~ão tem significado da palavra sozinha?

Thank you!!!!!!!

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
2 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Trata-se de um verbo frasal em inglês, onde não faz sentido quando traduzido palavra por palavra. Como você mesmo deduziu muito bem. Em inglês há centenas de phrasal verbs como "bump into".

Look up: procurar
Get down: descer, deprimir
Take away: tirar
Go away: ir embora

, etc

Bons estudos!
Primeiramente, vale lembrar que "into" não significa apenas "dentro". Na realidade, essa preposição seria a junção das preposições "IN" e "TO", logo, a ideia principal de "into" seria "em direção a dentro/ao meio de alguma coisa".
Por esse motivo, você deve usar essa preposição com o verbo "to bump", quando houver essa ideia.

Assim, o verbo "to bump", com o sentido de "colidir", pode ser usado de duas formas:

1. to bump:
I bumped my head.
Eu bati (=colidi) minha cabeça.
Nessa caso, você não usa o into, pois não existe nada expressando essa ideia de movimento em direção a algo. Há apenas referência ao que você bateu e não ao local onde houve a colisão.

2. to bump into:
He bumped into me and I fell
Ele esbarrou (=colidi) em mim e eu caí.
Nesse caso, você precisa utilizar o into, pois o pronome "me", após "bumped", expressa essa ideia de movimento em direção a algo, isto é, o local da colisão.

"to bump into" também é um phrasal verb, que nesse caso, significa encontrar com alguém sem ter planejado esse encontro:
I bumped into an old school friend in town today
Eu esbarrei (=encontrei por acaso) com um velho amigo de escola na cidade hoje.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!