Ouvir... uma questão de tempo.

Donay, com certeza me ajudou bastante, e que todo conhecimento que vc tem passado pra pessoas nesse forum possa voltar em dobro pra vc.Muito obrigada e um grande abraço!
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Bruna, não sei se isso pode te animar.
Mas exista uma corrente entre os estudiosos na área de idiomas que defende que mesmo que você não tenha com quem conversar, se você tiver muito input, muita exposição ao idioma, sempre ouvindo e lendo, o máximo possível, na primeira oportunidade que você ter a necessidade de falar em inglês ele vai sair de forma completamente natural.

Praticar com alguém sem dúvidas ajuda muito, mas eu sou como você, estudo sozinho e não tenho com quem ficar conversando, então meio que tento acreditar nessa idéia e melhor ao máximo o meu input (isso já se mostrou válida em um outro idioma que eu estudo).
Eu falo sozinha :D

Outra coisa boa é, se você tem um microfone/headset (compra-se um por menos de 10 reais), pode gravar a si mesmo falando algum texto pequeno (como uma noticia), e depois ouvir. Preste atenção no que você fala errado e certo, treine, e depois de um tempo, grave novamente, e compare.
pow! otima discussao! E me motivou nos meus estudos! semana passada pensei em desistir, pois melhorar meu speaking estava(e está) dificil, nao sabia se estava evoluindo e sou da maratona de estudar sozinho e media de 3horas por dia.. isso referente e bem focado ao speaking as outras areas busco incorporar na minha vida, mudando tudo para ingles..(cel, email, colocando etiqueta nos moveis de casa, lendo materias e revistas etc)

Agora a respeito do listening ouço bastante podcast e agora acrescentei filmes c/ legenda ingles todo final de semana e mensalmente passei a comprar a speak up e ouvir as materias, e busco ouvir e analisar como o britanico e o americano falam(ja que na revista tem tanto um quanto outro). Depois tento acompanha-lo, em seguida gravo minha voz lendo e vejo como está. E no mp3 coloco musicas, e os audios da revista para ouvir enquanto estiver na rua.

Outra metodologia que uso é o microfone, conforme citado.. gravo minha pronuncia de leitura para ver como estou e faço tipo um teatro simulando situações para forçar a conversação, como o Cd da escola tem uns "production" onde posso gravar minha voz e interagir com os personagens escolhendo qual personagem desejo ser.. isso facilita bastante...

Agora assim um ponto que nao conseguir evoluir foi com as musicas, mais noss podcasts, e filme sentir uma maior evolução quanto no listening quanto no entendimento. Ja nas musicas isso eh complicado, é normal?

Donay se vc pode dar mais algumas dicas que posso acrescentar para melhorar o listening e o speaking agradeço! Acredito que há pessoas com metodologias semelhantes.. a minha.
thanks!
Avatar do usuário Donay Mendonça 49010 21 73 1137
Hello Camilo,
Posso te dizer que muito do que aprendi nos primeiros 4 anos de estudo(1994) foi sozinho,sem ajuda de ninguém e numa biblioteca pública.Ao conversar com uma psicopedagoga ela me disse que eu iria sim aprender muito da forma que estava fazendo,porém o "calor humano",o"timing" da conversação,a "etiqueta",a satisfação de entender e ser entendido por alguém é algo insubstituível do ponto de vista psicologico,tem muito a ver com auto-estima e afeto.O que posso dizer é que náo é difícil de se encontar alguém pra conversar,pois muita gente hoje em dia quer aprender Inglês.Independentemente de ser ter ou não com quem falar,NUNCA se deve desistir.

Go for broke!.....See you......Take care!
Excelente tópico!
Excelente tópico!

Estudo sozinha tb e a Internet é uma ferramenta maravilhosa. Depois que descobri o English Experts eu tive uma evolução incrivel. Eu sei que cada pessoa tem a sua metodologia e é ai que eu acho q esta o grande segredo: você tem que descobrir a sua paixão! Se vc gosta de ouvir musica, se vc gosta de assistir coisas, se prefere ler, conversar... ai esta o caminho. Quando vc descobre o que realmente te motiva vc se sente empolgado pra continuar.

Como eu sempre fui apaixonada por musica, eu sempre procurei traduzir minhas musicas favoritas (mesmo que eu entenda sobre o que se trata), pra aumentar vocabulario, organizar e estruturar pensamentos, etc.... e é incrivel! Num belo dia como num passe de magica, você escuta alguma coisa nova e percebe que entende... nossa é uma sensação muito boa... é como ser cego e enxergar pela primeira vez! Mais exige esforço! Até sonhar em inglês eu tenho sonhado! :mrgreen:

E sobre esse "calor humano" que o Donay falou, é realmente verdade! Mais não precisa entrar em desespero... comece devagar.... Va encorporando o ingles na sua vida, pode ser mandando um recado pra alguem do forum, escrevendo em um diario (realmente me ajudou... pq meu ponto fraco é gramatica), lendo e relendo coisas, falando sozinho, assistindo coisas (primeiro com legenda e depois sem)... vc vai progredindo aos poucos. Mais o q realmente mais me ajudou foi me cadastrar num forum internacional.... se cadastre em algum do seu interesse, seja ele qual for. A ideia das pessoas só entenderem vc numa outra lingua é chocante no começo... mais não existe sensação mais agradavel do que perceber que elas te entendem! Mesmo q escreva algo errado, não tenha medo ou vergonha, é muito mportante tentar! Lembro que quando começaram a responder meus topicos, foi maravilhoso, eu sorria do nada o dia inteiro... :mrgreen: me deu uma tremenda força pra continuar! Me deu confiança! Esse contato com uma outra pessoa pode vir a distancia... o importante, eu acredito que seja sentir essa segurança a mais... essa sensação de "pelo menos eu não sou tão ruim" :lol:

Muitas vezes eu achava que não estava evoluindo, que não estava aprendendo nada... da um desespero, parece que vc nunca vai conseguir alcançar o q quer.... mais não desista! Cada um tem seu tempo e metodo e quando vc ama o q faz.... deixa de ser trabalhoso. Mesmo q vc esteja aprendendo por trabalho ou por algum outro motivo, ponha na sua cabeça: tenho que aprender pq eu quero aprender, e vc vai realmente começar a progredir!

Ainda não tenho um inglês fluente, me considero "high-intermeadite", mais de uma coisa tenho certeza: I'll never give it up!

Hold on and be strong! See ya :!:
Debbie! Excelentes dicas também!! Para melhorar meu listening, ouço os podcast www.englishpod.com todo dia antes de dormir e quando acordo, porem há um dica que me dedico a eles, no sentindo de ouvir e fazer um resumo do que entendi e depois consulto o dialogo para ver se estou certo. E tb sempre que ouvir uma palavra nova anoto e vou ao dicionário.

Sonhar com o idioma acho que acaba acontecendo com "todos" estudantes.. venho sonhando constantemente.. maior confusao..
E para melhorar o speaking - sozinho venho dando uma de ator.. criando cada dia de estudo situações diferentes.. um dia "sou professor - onde intepreto a explicação de um assunto para uma classe" outro dia faço intrevistas, reunioes de negocios... etc..

Parece meio louco ne? Porem foi uma forma que achei de praticar o idioma, os resultados acho que so com tempo para que eu possa perceber se essa metodologia foi valida.

hehe!flw! abraço!
Camilo, que bom q gostou das dicas, espero q te ajudem de alguma forma! Vc parece ser muito esforçado!

Quanto a loucura de ser meio ator... normal! :mrgreen: Adoro falar sozinha, dai pra criar alguma situação é facil :lol: ... E a dica do podcast é muito boa, obrigada!

Hugs, see ya!
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Avatar do usuário Donay Mendonça 49010 21 73 1137
Hi everyone,

We´re on the right track!Definitely!

Best regards!